Prefeita Magna Gerbasi participa de ‘Chá da Tarde’ com mulheres da Educação em ação alusiva ao Outubro Rosa
A Prefeitura de Rio Tinto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na tarde da terça-feira (27/10), um ‘Chá da Tarde’ especial com mulheres que integram a rede municipal de ensino. O encontro, realizado no Ginásio O Gerbasão, fez parte da programação do Outubro Rosa e teve como foco a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
O evento reuniu a prefeita Magna Gerbasi, a secretária municipal de Educação, Marielze Fernandes, profissionais de saúde e mulheres que atuam em diversas escolas do município e na própria Secretaria de Educação. Durante a programação, as participantes acompanharam uma conversa com profissionais da saúde, que abordaram a importância dos exames preventivos, do diagnóstico precoce e dos cuidados necessários para a manutenção da saúde feminina.

Um dos momentos marcantes do encontro foi a participação da prefeita Magna Gerbasi, que compartilhou um pouco de sua experiência pessoal na luta contra o câncer de mama. Após vencer a doença, Magna destacou a importância de cuidar da própria saúde, manter os exames em dia e buscar orientação médica diante de qualquer sinal de alerta.
Ao falar com as participantes, a prefeita reforçou que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Sua experiência também trouxe uma mensagem de acolhimento e esperança às mulheres presentes, ressaltando a importância de enfrentar os desafios com informação, acompanhamento médico e apoio.
A secretária de Educação, Marielze Fernandes, destacou a continuidade da iniciativa, que vem sendo realizada há alguns anos pela gestão municipal, como parte das ações de valorização e cuidado com as profissionais da educação.
“Esse é um momento muito especial, porque vai além de uma confraternização. É uma oportunidade de reunir nossas mulheres, promover informação e reforçar a importância de olhar para a própria saúde. Já realizamos essa ação há alguns anos, porque entendemos que cuidar das pessoas que fazem parte da nossa Educação também é uma prioridade. Queremos que cada mulher se sinta acolhida e compreenda que a prevenção deve fazer parte da sua rotina”, ressaltou a secretária.
A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa no município e reforça a importância de ampliar o acesso à informação, incentivar o autocuidado e fortalecer a conscientização sobre a saúde da mulher. Por meio de momentos de diálogo e acolhimento, a gestão municipal busca estimular hábitos preventivos e lembrar que cuidar da saúde é um compromisso que deve estar presente durante todo o ano.
www.valenoticiapb.com.br – Por Assessoria.
![]()











