LAGOA DE DENTRO/PB

Os habitantes se chamam lagoa-dentrenses. O município se estende por 84,5 km² e contava com 7 719 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 91,3 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Duas Estradas, Jacaraú e Curral de Cima, Lagoa de Dentro se situa a 23 km a Sul-Leste de Nova Cruz a maior cidade nos arredores.

Distrito criado com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 1990, de 04-11-1959, subordinado ao município de Caiçara. Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 2614, de 11-12-1961, desmembrado de Caiçara. O atual prefeito (2017-2020) é Fabiano Pedro da Silva. Segundo o IBGE a população é de 7.737 habitantes.

Lagoa de Dentro é um município que possui recursos hídricos de pouca relevância, mas que deve seu nome ao surgimento de uma lagoa, que levanta curiosidades. Nos tempos históricos, este ex-distrito de Caiçara era passagem obrigatória de quem se dirigia de Guarabira para Jacaraú e Mamanguape. O local possuía pouca água. Numa época de seca, alguns caçadores residentes na região e criadores de porcos, perceberam que seus animais, sempre chegavam cheios de lama e molhados, mais como? Se não havia água! Os caçadores seguiram o rastro dos caitetus e toparam com uma lagoa de grandes dimensões, que formava um caldeirão de águas claras, de boa portabilidade. Alguém sugeriu chamar o local de Lagoa de Dentro. E assim ficou, até os dias atuais. Lagoa de Dentro vem cumprindo seu papel histórico e, por causa da sua lagoa, vem merecendo a atenção das pessoas que transitam entre o Brejo e o Litoral Norte.

Por volta de 1880, já existiam algumas casas onde hoje funciona a sede do município. O local era ponto obrigatório de passagem dos viajantes que transitavam entre Guarabira e Jacaraú. O senhor Antônio Fernandes fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. Em 1954, foram feitas algumas modificações no prédio que hoje é a Matriz. A primeira missa foi realizada em 20 de outubro de 1958 por Frei Damião. Sua Emancipação Política se deu em 11 de dezembro de 1961.