Em 9 de cada 10 votações na Câmara, DEM e PSL, agora unidos, votam praticamente igual

União Brasil, partido criado com a fusão de DEM e PSL, terá a maior bancada da Câmara e reúne partidos com históricos bem diferentes. Para cientistas políticos, estratégia eleitoral é apontada como principal motivo da fusão, que ainda precisa ser aprovada pelo TSE.

 

A fusão de DEM e PSL pode ter sido uma surpresa em meio a um sistema político altamente fragmentado, com 33 partidos registrados no TSE. Mas, segundo dados extraídos e analisados pelo g1, a criação da União Brasil não chega a surpreender se for levado em conta o comportamento dos parlamentares nas votações na Câmara dos Deputados. Em 86,4% das votações nominais da Casa, DEM e PSL votaram de forma muito semelhante.

 

Para o levantamento, foram analisados os votos dos deputados federais em todas as mais de 1.300 votações desde o início da legislatura, em fevereiro de 2019. As votações nominais são aquelas em que o voto de cada político é informado.

 

Durante a legislatura, inclusive, os votos de DEM e PSL ficaram mais alinhados. Em 2019, a taxa de convergência era de 62%. Em 2020, chegou a 98%; e, em 2021, 91,6%. Considerando todos os dados da legislatura (antes e depois do rompimento do PSL com o presidente Jair Bolsonaro e antes e depois da saída de Rodrigo Maia do DEM), o índice fica em 86,4%.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Gabriela Caesar, g1.globo.com



Publicidades