Alemanha empata com Espanha e mantém chance de ir às oitavas

Seleção alemã melhorou sua performance após derrota na primeira partida para o Japão, e arrancou empate de 1 a 1 contra os espanhóis, com gol no final do segundo tempo do estreante em Copas do Mundo Joker Füllkrug.

 

Quatro dias depois de perder para o Japão em sua partida de abertura na Copa do Mundo no Qatar, a seleção alemã de futebol melhorou o desempenho em sua segunda partida da fase preliminar e empatou com a a ex-campeã mundial Espanha por 1 a 1.

 

Com ao empate, a equipe alemã manteve a chance de chegar às oitavas de final da Copa do Mundo.

 

Primeiro tempo

 

O técnico alemão Hansi Flick fez duas mudanças na escalação inicial em comparação com o jogo do Japão. No lugar do zagueiro Nico Schlotterbeck e do atacante Kai Havertz, Flick escalou o zagueiro Thilo Kehrer e o meio-campista Leon Goretzka. A equipe alemã foi muito mais agressiva do que havia sido contra o Japão, e o posicionamento e a movimentação estavam certos.

 

Entretanto, a Espanha teve a primeira grande chance com Dani Olmo. O poderoso chute do atacante do RB Leipzig, que foi desviado pelo goleiro alemão Manuel Neuer, só acertou a parte de baixo da trave, aos 7 minutos.

 

A melhor chance da Alemanha então veio com um chute que errou o gol espanhol por apenas alguns centímetros, aos 25 minutos. Pouco antes do intervalo, os torcedores alemães comemoraram, mas cedo demais. A cabeçada de Antonio Rüdiger do cruzamento de Joshua Kimmich foi anulada porque o zagueiro central do Real Madrid estava em impedimento, aos 40 minutos.

 

Segundo tempo

 

Os alemães seguiram perigosos após o intervalo. O goleiro espanhol Unai Simon teve que usar todas as suas habilidades para evitar que um chute de Kimmich o ultrapassasse, aos 11 minutos do segundo tempo.

 

Mas justamente quando parecia que a equipe alemã estava em vantagem, o espanhol Álvaro Morata marcou, aos 17 do segundo tempo. Depois de um cruzamento da esquerda, o zagueiro Süle chegou um passo atrasado contra o atacante do Atlético de Madri. Morata terminou levantando a bola com o pé, que ultrapassou Neuer para o canto do gol.

 

Em reação, o técnico alemão fez três mudanças, e colocou Lukas Klostermann, Leroy Sané e Niclas Füllkrug no lugar de Kehrer, Ilkay Gündogan e Thomas Müller. A medida trouxe um novo impulso ofensivo, mas Füllkrug e Jamal Musiala perderam boas chances após uma bela assistência de Sané.

 

Finalmente, foi Füllkrug quem marcou o gol redentor em sua estreia na Copa do Mundo. Aos 38 minutos do segundo tempo, ele não deu ao goleiro espanhol Unai Simon nenhuma chance com um poderoso chute no canto mais distante. A Alemanha continuou pressionando, mas um novo chute ao gol não teve sucesso.

 

Classificação em aberto

No Grupo E, a Espanha lidera com quatro pontos, à frente do Japão e a Costa Rica, ambos com três pontos cada um. A Alemanha é a última do grupo, com um ponto.

 

Antes do duelo entre Alemanha e Espanha, os japoneses haviam perdido sua segunda partida da fase preliminar contra a Costa Rica por 1 a 0.

 

Na última rodada do Grupo E, haverá duelos paralelos entre Alemanha e Costa Rica, assim como Espanha e Japão, na quinta-feira.

 

Como esse cenário, todos os quatro times do Grupo E seguem com chances de passar às oitavas de finais, dependendo dos resultados da última rodada.

 

Ficha técnica

Alemanha 1 x 1 Espanha

Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor

Arbitragem: Danny Makkelie (Holanda), auxiliado por seus compatriotas Hessel Steegstra e Jan de Vries. VAR: Paulus van Boekel, também da Holanda.

Gols: Morata (17’/2T), Füllkrug (38’/2T)

Cartões amarelos: Kehrer (37’/1T), Busquets (44’/1T), Goretzka (13’/2T), Kimmich (15’/2T)
Alemanha: Neuer, Rüdiger, Raum, Süle, Kehrer, Goretzka, Kimmich, Musiala, Gündogan, Gnabry, Müller.

Técnico: Hans-Dieter Flick

Espanha: Simon, Carvajal, Rodri, Laporte, Alba, Gavi, Busquets, Gonzalez, Torres, Asensio, Olmo.

Técnico: Luis Enrique

bl (ots)

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Jörg Strohschein (www.dw.com/pt-br)

 



Publicidades