A “Rainha do Vale do Mamanguape” foi palco para tratar do “Porto de Águas Profundas”

O evento aconteceu na manhã de hoje (18), na cidade de Mamanguape (PB) e contou com a presença de prefeitos da região, deputado estadual, federal, vereadores, empresários e gente da sociedade civil.

 

Na oportunidade foi discutido o projeto do “Porto de Águas Profundas”, projetado para ser construído no Município de Mataraca, divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.

 

O evento foi aberto pela Prefeita Eunice Pessoa (Cidadania) e que a mesa dos trabalhos contou com presenças importantes: Prefeito Egberto Madruga (Mataraca), George Coelho (Presidente da Famup), Valdiney Gouveia (Reitora da UFPB), Moisés Pacceli (Gerente de Comércio do Grupo Guaraves), Gervásio Maia (Deputado Federal), Buba Germano (Deputado Estadual), Moacir Rodrigues (Deputado Estadual), Giovanni Giussep (Presidente da Antaq), Inaldo Campelo (Ex-Diretor do Porto de Suap/PE), Diego Peixoto (Vereador de Mamanguape) e Newton Marinho (Assessor Técnico da Famup).

 

Ao iniciar sua fala a Prefeita Eunice disse está muito feliz, por Mamanguape sediar um evento de tão grande importância para o desenvolvimento da Paraíba. Ela agradeceu a presença de todos. “A participação de todos tem como objetivo o desenvolvimento da região do Vale do Mamanguape e do Estado da Paraíba”.

 

A chefe do executivo de Mamanguape ainda assegurou que Mamanguape está junto com o projeto “Porto de Águas Profundas”. “Temos que dar os primeiros passos. Eu sou uma mulher movida a esperança. Eu nunca acho que é impossível. Eu posso achar que é até difícil, mas impossível eu nunca acho”, disse Eunice.

 

Já na fala do Prefeito de Mataraca, Egberto Madruga (PSB), ele disse que a região foi escolhida após estudos feitos em outras três áreas da Paraíba: Baía da Traição, Lucena e Pitimbu. A região de Mataraca foi a que apresentou as melhores características marinhas, como profundidade mais perto da costa, de relevo e potencial logístico.

 

Egberto Madruga que tem marcado presença em todas as reuniões, também disse que o projeto tem um custo de R$ 4,2 bilhões e o porto ocupará uma área de 10 mil hectares.

 

Ele ainda foi mais longe, dizendo que “a Paraíba só cresce se tiver um porto, com maior profundidade. Nós temos esse potencial. Nós temos energia eólica, uma BR-101 a 100 km de Natal, e João Pessoa” comento o Prefeito.

 

Já o experiente Newton Marinho, assegurou conforme relatório técnico, que o ‘Complexo Industrial, Tecnológico e Portuário da Paraíba, como oficialmente é chamado, terá capacidade para receber até oito navios de forma simultânea, com uma área de 2.120 metros de atracagem e, segundo os técnicos, terá impacto mínimo na fauna marinha’.

 

Imagem acima. Prefeita Eunice Pessoa abriu o evento em Mamanguape (PB)

 

Imagem acima. Deputado Estadual Buba Germano defendeu a união de forças

 

Imagem acima. Deputado Estadual Moacir Rodrigues tem defendido com ‘umas e dentes’ a implantação do “Porto”

 

Imagem acima. Deputado Federal Gervásio Maia defendeu defendeu que o tema seja trado com muita objetividade

 

Imagem acima. Newton Marinho apresentou um relatório técnico sobre o “Porto de Águas Profundas”

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo



Publicidades