Última etapa da fertilização do gramado do Campo Beira Rio, em Mamanguape (PB)

Na tarde de hoje (2) a reportagem do site valenoticiapb.com.br esteve no Campo Beira Rio, no Bairro do Gurguri, em Mamanguape (PB), onde presenciou o trabalho da última etapa da fertilização e arreamento do novo gramado.

Toda área verde do gramado está recebendo areia lavada e a terra vegetal. “Um kit de irrigação motorizado que se encontra no local, 24 horas, tem suprido a necessidade hídrica do gramado”, garantiu Agnaldo Lemos.

Um grupo de desportistas locais vem realizando o trabalho, o qual tem apoio da Prefeitura de Mamanguape, gestão de Maria Eunice. No mês de novembro de 2019, fez um ano que foi iniciado a terraplanagem e o nivelamento do gramado.

Conforme o ex-secretário de esportes da Prefeitura de Mamanguape, Agnaldo Lemos, o trabalho vem fluindo positivamente e o gramado foi gerado através do plantio de sementes da espécie “grama bermuda”. “No dia 21 de fevereiro de 2021, fará um ano que foi iniciado o plantio da semente da referida grama”, comentou Agnaldo.

A reportagem teve informação que um grupo de desportistas da ADM (Associação Desportiva Mamanguape) assumiu a mão de obra no Campo Beira Rio e que a entidade foi fundada em 2018. Segundo Agnaldo Lemos, a entidade já tem em seus quadros a média de 45 associados.

Ainda conforme Agnaldo Lemos, o campo está sendo gerido por uma comissão de 9 desportistas e que a inauguração está prevista para o mês de fevereiro de 2021.

O trabalho no campo o Beira Rio, o qual tem obtido um ótimo sucesso faz parte do projeto “Jogando limpo com o Meio Ambiente”. O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Mamanguape, na gestão da Prefeita Maria Eunice, e que tinha como Secretário de Esporte, Agnaldo Lemos.

Hoje a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Mamanguape é comandada pela senhora Vania Maria, esposa de Agnaldo Lemos, o qual se afastou no período eleitoral para concorrer a uma vaga na Câmara de Mamanguape.

Conforme Agnaldo com quem a reportagem do valenoticiapb.com.br conversou na tarde de hoje (2), o projeto que ora atua no Campo do Beira Rio, no Bairro do Gurguri, tem uma grande importância para o Meio Ambiente.

“Nós aproveitamos os pneus nas borracharias de nossa cidade, e com o material colocamos em forma de cerca nas áreas onde parte das comunidades praticam as atividades do esporte. É uma das formas de proteger o local, principalmente dos animais”, garantiu Agnaldo Lemos.

O ex-secretário ainda assegurou que ‘com o uso adequado dos pneus vamos evitar a proliferação da dengue, do escorpião, dos ratos e outros insetos’. “Sendo assim, estamos fazendo a nossa parte, não só aqui no Beira Rio, mais em outras áreas do nosso Município”, finalizou Agnaldo.

 

GRAMA BERMUDA

Sobre Grama Bermuda, matéria no site centraldagrama.com

Por: Robert Pardim, Classificação: 5

 

“A grama bermuda ou grama bermudas (Cynodondactylon) também conhecida pelos estrangeiros como grama celebration, possui ascendência em sua origem das Ilhas Bermudas localizado na África. A partir do século XX foi geneticamente modificada e transplantada em solo português, causando certa confusão em relação a seu país nativo como é dito erroneamente em várias fontes da internet como sendo Portugal. É um tipo de gramínea pertencente à família poacea, constituída por plantas floríferas e monocotiledôneas contabilizando 668 gêneros com 10.035 espécies.

 

Tem como principais características folhas estreitas com coloração verde intenso, ciclo de vida longo (perene), adaptação aos climas: equatorial sub-tropical e tropical, 40 cm na altura máxima de suas folhas, possui crescimento acelerado, suas raízes são profundas o que possibilita obter uma melhor resistência a pisoteio, sua aparência é bem semelhante ao da grama esmeralda (Zoysia Japônica), tendo como principal atrativo e diferença: alta capacidade de regeneração e rapidez ao desgaste excessivo. Pra quem procura grama para campo de futebol prevendo jogos frequentes durante a semana precisa. A grama bermuda é a grama ideal pra você.

 

O clima recomendado de cultivo da grama bermudas é a pleno sol, com solos ricos em matéria orgânica. Caso o seu solo seja pobre de nutrientes, recomenda-se fazer uma revitalização pós-plantio jogando ureia, calcário e adubo. A multiplicação/reprodução ocorre de forma assimétrica, através de seus estolões e rizomas. Além da resistência a pisoteio, também possui resistência a altas temperaturas, sobrevivendo a climas equatoriais de até 40 graus célcios. Em contra partida, não se desenvolve muito bem em locais sombreados.

 

Outra vantagem é que a grama bermuda não compete espaço com outros tipos de plantas, podendo ser plantadas em conjunto. Em relação a sua manutenção, a grama bermudas deve ser aparada sempre que atingir 5 cm de altura e se plantada em um campo de futebol, até 3 cm. A irrigação deve ser feita com frequência mínima de 5 vezes por semana, molhando de manhãzinha e no final da tarde. A necessidade de repetir a fertilização vai depender do solo, mas geralmente é feito de 6 em 6 meses.

 

Vendida comumente em forma de plugs (placas) retangulares, com medidas dos tapetes em dimensões de 0,40 cm de largura x 120 cm de comprimento. No entanto, com a introdução maquinaria na produção, já está sendo implantado o uso de paletes na etapa de carregamento do caminhão com dimensões um pouco diferentes, mantendo os 0,40 cm de largura, mas com 0,62 cm e meio de comprimento. Ao efetuar o descarregamento da grama bermudas recomendamos manuseá-la o mínimo possível até o local de implantação”.

 



Publicidades