Uberaba é a primeira do ranking em produção de cana, segundo IBGE

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma produção de 7,97 milhões de toneladas, Uberaba (MG) é a nova líder no ranking das 100 principais cidades produtoras de cana do Brasil. Em uma área de 452,4 mil hectares, o cultivo de cana representa 21,5% do território, totalizando 97,26 mil hectares.

 

Em 2020, a cidade mineira tirou o título de Morro Agudo (SP), que produziu 7,62 milhões de toneladas e ficou em segundo lugar. O município paulista de 138,81 mil hectares dedicou 99 mil deles para a cana-de-açúcar, ou mais de 70% de sua área total.

 

Segundo informações da coluna “Falando Sério”, do jornalista Wellington Cardoso, do Jornal da Manhã de Uberaba, ainda há muita polêmica quanto a questão ambiental envolvendo a cana-de-açúcar no município, “mas é inquestionável a importância da cultura par aeconomia de Uberaba, colocando o município como nova líder no ranking dos 100 maiores produtores do país”.

 

Sustentabilidade

 

O setor de cana-de-açúcar é um dos mais sustentáveis do agronegócio, além da implantação da cana ser sido feita em áreas antropizadas, proporcionou a regeneração do solo, a partir de práticas agronômicas de cultivo mínimo em sua implantação. Ocorre também a incorporação de matéria orgânica através da palha que fica no solo, e o reaproveitamento de resíduos ricos em fósforo e potássio como a vinhaça e a torta de filtro.

 

As agroindústrias reutilizam também toda água através do circuito fechado de produção e contribui com o meio ambiente, produzindo energia renovável como o etanol, que reduz em mais de 90% as emissões de gases do efeito estufa, e a bioeletricidade, energia elétrica produzida do bagaço da cana. Fonte: SIAMIG

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Portal do Agronegócio

 



Publicidades