Sertanejo de 75 anos que viajava 100 km/dia se forma em zootecnia: ‘Sonho’

José recebendo o grau de Anderson de Almeida Barros, reitor em exercício da UnealImagem: Priscila Anacleto/ Ascom Uneal

 

O aposentado José Soares Costa, 75, é o mais novo zootecnista formado em Alagoas. O ex-agricultor e ex-produtor rural recebeu o diploma da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) no último dia 29.

 

Mas para concluir o curso, o sertanejo de Batalha (a 185 km Maceió) passou cinco anos viajando todos os dias em um trajeto de 100 km para estudar em Santana do Ipanema, também no sertão alagoano.

 

Eu nasci e cresci no campo, meu pai foi agricultor e foi agropecuarista. Trabalhei a vida toda na zona rural. Era um sonho da minha vida [me formar], que realizei agora.

 

Ao todo, no mesmo dia, foram diplomados 13 formandos nos cursos de zootecnia e ciências biológicas.

José (à direita), foto acima, e os outros 12 formandos do dia 29 na Uneal em Santana do Ipanema (AL)Imagem: Priscila Anacleto/ Ascom Uneal

 

Entrada há 10 anos

 

José, também conhecido como Asa Branca, ingressou no curso de zootecnia em 2013, quando já estava aposentado como vacinador animal da Secretaria de Agricultura de Alagoas.

 

Em 2018, concluiu as disciplinas e ficou apenas fazendo o TCC (trabalho de conclusão de curso). Em 2020, quando finalmente iria se formar, veio a pandemia.

 

Desde aquela época até o ano passado, as formaturas ocorriam de maneira virtual, e ele preferiu esperar. “Eu quis esperar para fazer presencial, todo mundo junto.”

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Carlos Madeiro, Colunista do UOL

 

 

 



Publicidades