Seis candidatos a prefeito disputam os votos do município de Rio Tinto nesta eleição

valenoticiapb.com.br – com TSE
O município de Rio Tinto, que fica na região norte da Paraíba, e que tem uma população estimada em 24.218 pessoas, em 2020, segundo o IBGE, seis (6) candidatos a prefeitos registraram suas candidaturas para concorrer os votos do eleitorado no pleito deste ano. Rio Tinto é o segundo maior, de uma região composta de 12 municípios.
Relação dos candidatos de Rio Tinto abaixo:
JOSÉ FERNANDES GORGONHO NETO
Fernando Naia – Cidadania (23)
Coligação: UNIDOS POR MAIS TRABALHO E SAÚDE
Reeleição
JOSÉ FRANCISCO DE PAULA
IRMÃO DO PÃO – Solidariedade (77)
Coligação: Solidariedade
MAGNA CELI FERNANDES GERBASI
Magna Gerbasi – PP (11)
Coligação: PORQUE O POVO QUER
OTONIEL CORREIA DANTAS
Nel Barão – 90 (PROS)
Coligação: PROS
JOSENILDO DE LIMA MENDES
Nildo do Oiteiro – 13 (PT)
Coligação: PT
TÉRCIO FELIPE LOURENÇO PEREIRA
Tércio – 51 (Patriota)
Coligação: Patriota
PARA UM ÚNICO CARGO
Nas eleições municipais deste ano, 106 cidades têm um único candidato concorrendo ao cargo de prefeito.
As eleições municipais de 2020 serão as primeiras sem coligações proporcionais. A alteração, definida na reforma eleitoral de 2017, buscava reduzir a fragmentação partidária. Entretanto, como o eleitor já pode notar, 2020 trouxe uma profusão de candidatos a prefeito: são 1.917 candidatos a mais do que na última eleição municipal.
Dados elaborados por EXAME, a partir da base de informações do Tribunal Superior Eleitoral, mostram que em 2016, eram 390 cidades com seis ou mais prefeitáveis. Neste ano, esse número subiu para 635 municípios. Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é a única cidade que terá 17 opções na urna. Em 2016 a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, chegou a ter 18 candidatos.
Eleições 2020: novas regras levaram à explosão de candidaturas a prefeito. Fenômeno é restrito às grandes cidades, onde o eleitorado é maior e há mais partidos, e deve se repetir no pleito em 2022 para governadores e deputados
Número de candidatos a prefeito aumenta em mais de 40% das cidades do país; Disputas mais acirradas têm 16 concorrentes ao cargo.
Ao todo, 2,2 mil municípios têm mais candidatos às prefeituras em 2020 do que na última eleição, em 2016. Cidades com mais concorrentes têm 16 na disputa pelo cargo.
O número de candidatos a prefeito aumentou em 41% dos municípios do Brasil nas eleições 2020. Quando comparado à última eleição municipal, em 2016, 2,2 mil cidades tiveram mais registros de candidaturas para disputar as prefeituras, segundo levantamento do G1 feito com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, 19 mil pessoas se candidataram a prefeito neste ano, um aumento de 14% em relação aos 17,6 mil concorrentes de 2016.