Saúde realiza mutirão com 12 horas de exames citológicos e ultrassonografias

Um total 135 mulheres foram atendidas na Unidade de Saúde Severina Fernandes, durante as 12 horas de exames citológicos e ultrassonografias, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Régis (SMS), na quarta-feira (31).

 

Mulheres entre 25 a 64 anos de idades fizeram os exames preventivos contra o câncer de útero. Com duração de 12 horas seguidas, o mutirão facilitou o acesso das usuárias que trabalham, ou que moram na zona rural. Enquanto aguardavam a sua vez, profissionais da Saúde davam orientações sobre a prevenção e a importância dos exames preventivos serem feitos anualmente.

 

Para o atendimento de ultrassonografias foram realizados para os usuários (homens e mulheres) encaminhados pelo médico, com atendimento previamente agendado pela SMS.

 

Qual a importância do exame citopatológico (Papanicolau)?

 

Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. A coleta deste material é rápida, indolor e simples.

 

Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.

 

Para realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.

 

Quem deve fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 

É importante seguir as orientações abaixo antes de fazer o exame Papanicolau:

  • É importante que a mulher não esteja em seu período menstrual;
  • Não usar creme e/ou óvulo vaginal;
  • Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
  • Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;
  • Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Assessoria, Pedro Régis (PB)

 

 

 

 



Publicidades