Rio Tinto (PB) faz Sessão Ordinária muito proveitosa, com pauta relevante, e mudança na participação do cidadão, na Tribuna Livre
A Câmara Municipal de Rio Tinto (PB), “Casa de Ponciano Pessoa”, realizou sua 4ª Sessão Ordinária na tarde de ontem (11/03), com aprovação de proposituras, homenagem e discussão sobre a reabertura do matadouro e a atual situação do mercado público.
No decorrer da sessão, o presidente do legislativo, vereador Sandro Gomes, disse que o objetivo do legislativo “é buscar melhorias para a população e fiscalizar”.
Confira o resumo da Sessão Ordinária que teve início às 14h20 e foi finalizada às 18h08.
Proposituras aprovadas
Sandro Gomes
De interesse do vereador Sandro Gomes foi aprovado um requerimento solicitando da prefeitura de Rio Tinto luminárias para a Aldeia de Jaraguá, na zona rural.
Davi Lima
Voto de aplauso ao senhor Antônio Francisco da Silva Neto:
Projeto Lei Nº 04/2026, denominado de José Almeida e Silva e José Adenilson Cardoso de Lima, duas Ruas ao longo da principal de Rio do Banco, na zona rural:
Criação de um centro de memória, museu histórico ou espaço cultural.
Luan Cardoso de Menezes
“Que seja enviado ofício a senhora prefeita solicitando informações sobre o projeto de adequação sanitária do Matadouro Público de Rio Tinto, se foi concluído e submetido a SUDEMA ou está em fase de elaboração?”.

Felipe Pessoa
Aprovado requerimento do vereador Felipe Pessoa que solicita que a gestão da prefeita Magna Gerbasi informe através de documento a arrecadação dos impostos do Mercado Público de Rio Tinto.
Fala na Tribuna
O vereador Felipe Pessoa ainda parabenizou as mulheres do município de Rio Tinto, pelo seu dia; também solicitou a realização de Sessões Itinerantes nas comunidades rurais; fez um agradecimento a prefeitura pelas respostas as suas demandas e lamentou dizendo que “o sistema de ar condicionado foi instalado e não está funcionando na Escola de Rio do Banco”.
Cacique Sandro – O presidente da Câmara de Rio Tinto ao usar a tribuna pediu o apoio do o do líder da bancada do governo municipal, vereador Marcão, para que a Aldeia Silva de Belém possa contar com um veículo de apoio da Prefeitura de Rio Tinto. Sandro disse que a solicitação já foi feita através de requerimento em sessão passada. “O nosso objetivo é busca melhorias para a população”, disse o chefe do legislativo.

Escrituras
Ainda na tribuna da Câmara o vereador Cacique Sandro que o governador vai estar em Rio Tinto no dia 31, as 14h30, para entregar 351 escrituras de casas.
“Com o coração cheio de gratidão que convidamos todo o povo de Rio Tinto para celebrar um marco inesquecível. No dia 31 de março, no Sesi, vamos viver mais um momento histórico: a entrega de 351 escrituras das casas da nossa cidade.
Regularizar um lar é realizar o sonho da casa própria e escrever um novo capítulo na vida de cada família. Vamos fazer uma grande festa para receber com honra o nosso Governador, João Azevedo, e o vice-governador, Lucas Ribeiro. Esperamos todos vocês”, disse.
Luan Cardoso – Luan Potiguara
O parlamentar anunciou que vem pedindo a muito tempo para que a prefeitura de Rio Tinto resolva um problema sanitário – esgoto, na Rua Beira Rio. Segundo ele, “como não foi atendido vai fazer o serviço com o seu recurso financeiro”.
Vereadora Cacica Cal
A parlamentar usando um aparte de colega na tribuna chamou atenção para a situação do Mercado Púbico de Rio Tinto. “O mercado está desorganizado. Precisa de uma intervenção urgente”, disse Cal.
Tribuna Livre
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (11/03), o presidente da Câmara, vereador Sandro Gomes (PSB) anunciou uma mudança quanto a Tribuna Livre no dia da sessão.
Conforme o chefe do executivo, o referido espaço destinado aos cidadãos de Rio Tinto, funcionará no início de cada sessão, invés de ser no final, como acontecia.
Em Rio Tinto, a participação do cidadão exige inscrição prévia, feita com antecedência. A pessoa tem direito de usar o espaço democrático por 3 minutos.
Na sessão de ontem (11/03) a Tribuna Livre foi usada pelo cidadão Cristiano André da Silva, foto abaixo, que tratou de fraldas geriátricas.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Sandro Gomes, a demanda usada na Tribuna Livre pelo cidadão Cristiano será discutida na comissão de saúde do legislativo local.
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, N° 683 (texto, foto e edição)
![]()











