Rio Tinto adquire maniva de mandioca da Embrapa para produção agrícola local

Ontem (17), o Governo Municipal de Rio Tinto, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, esteve recebendo 5 mil manivas de mandioca, adquiridas da Unidade da Embrapa no Pará, empresa que é referência em pesquisa para desenvolver a agricultura com inovação e sustentabilidade.

 

Rio Tinto faz parte de um projeto, junto com as cidades de Mari, Mamanguape, Jacaraú, Lucena, Pilar, Areia e Santa Rita, que tem o objetivo de trabalhar a mandioca nos eixos alimentar, energético e tecnológico, gerando renda para essas regiões. Participaram desse momento, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Banco do Nordeste e professores do Centro de Ciências Agrárias, da UFPB/IDEP.

 

As BRS adquiridas da Embrapa tem alta produtividade, é resistente a pragas e doenças e ainda suportam as mudanças climáticas. Essas características juntas garantem que a agricultura familiar, a partir da mandioca seja um meio de gerar riqueza e renda.

 

Segundo o Secretário de Agricultura do município, Ezequiel Firmino, “nesse primeiro momento a manivas serão plantadas em um jardim clonal, obedecendo os critérios da Embrapa e Senar, para em dez meses a gente ter a multiplicação desse quantitativo”. O secretário ainda agradeceu o compromisso e olhar diferenciado, que a Prefeita Magna Gerbasi tem para a agricultura local, tomando iniciativas que irão gerar renda para a agricultura familiar da cidade.

 

“A base do projeto é simples, mas tem um efeito multiplicador extraordinário, pois, até 2024, se bem cultivado em sua cultura, a maniva poderá atingir 500 hectares, podendo ser expandida para outros municípios”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário da cidade de Marí e Coordenador do Projeto, Ramos da Rádio.

 

www.valenoticiapb.com.br – Com CCOM, Rio Tinto (PB)

 



Publicidades