Rio Tinto abre inscrições para o Serviço de Acolhimento Familiar

A Prefeitura de Rio Tinto, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, abriu as inscrições para o Serviço de Acolhimento Familiar de crianças e adolescentes que necessitem ser retirados do seu vínculo familiar de origem.

 

O acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses. Existem três modalidades de acolhimento por medida de proteção, e o acolhimento em família acolhedora é uma dessas.

 

Diferente dos abrigos institucionais (em que há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família: a família acolhedora. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.

 

As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção. Ou seja, acolhimento familiar e adoção são situações distintas, inclusive no seu tempo de duração: o acolhimento é temporário, a adoção é definitiva. A família acolhedora tem a guarda provisória da criança ou adolescente que acolhe vinculada a sua participação no Serviço.

 

Mais informações: (83) 3206-0916. Consulte o edital no portal da Prefeitura: www.riotinto.pb.gov.br

 

www.valenoticiapb.com.br – Com CCOM, Rio Tinto (PB)

 

 

 



Publicidades