Prefeitura de Mamanguape (PB) precisa reorganizar o trânsito para melhorar a mobilidade e organização viária

Reorganizar o trânsito não é simplesmente mudar por mudar, mas sim, reorganizar com base em critérios técnicos, para melhorar a circulação e proporcionar mais segurança a todos

 

A cidade de Mamanguape (PB), a maior do Litoral Norte do Estado, precisa com certa urgência reorganizar o trânsito, com o objetivo de otimizar o fluxo de veículos e melhorar a segurança viária.  O vereador Flávio Serafim (PSB) anunciou na última terça-feira (27/05), na tribuna da Câmara, que a gestão do prefeito Joaquim Fernandes (PSB) já está fazendo um estudo técnico do trânsito.

 

O trabalho árduo pode envolver medidas como a criação de novas vias, melhorias nas infraestruturas existentes, ampliação do sistema de semáforos e na sinalização, além de ações para conscientizar condutores e pedestre.

 

Atualmente a descida e subida de veículos, passando pelo centro de Mamanguape se dá por via única – mão única.

 

Acesso sem estrutura

 

A parte baixa da Rua São João é hoje o local que tem o trânsito mais complicado. No local passa a média de 80% dos veículos que vão para o centro de Mamanguape e para os três municípios de praias – Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

 

No local tráfego todos os tipos de veículos, inclusive de grande porte, aqueles que fazem entregas de mercadorias. E para piorar a situação, a rua quase não tem calçada e frequentemente são vistos estacionados nos dois lados da via.

 

Cresceu o número de veículos

 

O número de veículos cresceu assustadoramente, principalmente no centro de Mamanguape. É pelo centro de Mamanguape que todos os veículos que vão para os municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, passam.

 

A situação só vai melhorar um pouco depois da inauguração do Anel Viário, trecho de 4 quilômetros, que está em execução. Com a inauguração do Anel Viário os veículos que vão com destinos às cidades das praias não serão mais preciso passar dentro de Mamanguape.

 

O Anel Viário, liga a BR 101, cabeceira da ponte do Rio Mamanguape, próximo ao Sombreiro a PB-041, a comunidade do Engenho Novo, ao lado da casa do ex-prefeito Miguel Leonel.

 

A construção do Anel Viário de Mamanguape, que interliga a BR-101 à PB-041, visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir o trânsito na cidade.

 

Legislativo empenhado

 

Em atenção às crescentes demandas da população e visando garantir maior segurança e fluidez no tráfego da área central de Mamanguape, o vereador Neto Belino, presidente do legislativo disse ao falar sobre o possível reordenamento do trânsito, que a gestão deve ‘reorganizar o trânsito, de forma contrária, entrando pela principal e saída pela Rua São João’.

 

O assunto sobre a reorganização do trânsito foi proferido na 15ª Sessão Ordinária. Belino ainda disse que ‘a Câmara é a voz do povo e que tem apresentado soluções para os problemas de Mamanguape’.

 

Aprovados redutores de velocidade

 

Na atual legislatura do maior legislativo do Litoral Norte do Estado, inúmeras proposituras já foram aprovadas em plenário, com o objetivo de a prefeitura fazer a instalação de redutores de velocidade em diversos pontos da cidade.

 

O estudo que está sendo elaborado pela gestão do prefeito Joaquim Fernandes deve prevê a instalação de redutores de velocidade em determinados pontos da cidade, com o intuito de controlar a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viária.

 

Retirada de Bancos de feira

 

Alguns sinas para melhorar a mobilidade urbana de Mamanguape já começam a serem visualizados. Na 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Mamanguape, foi aprovado o requerimento de número 207/2025, solicitando que a prefeitura faz a remoção de todos os bancos de roupas da Rua José Fernandes de Souza, para a última Rua do Mercado Público.

O autor da propositura, vereador Diego Peixoto, relata que ‘além de melhorar a mobilidade vai abrir várias vagas para estacionamento de carro e moto ao lado do Mercado Público’.

Acima, Rua José Fernandes de Souza

 

Melhor acesso atualmente

 

O melhor acesso para quem chega à BR Mamanguape e que não deseja passar por dentro de Mamanguape, para chegar até Rio Tinto, Marcação e Baía, é usar a via lateral da BR 101, depois da ponte do Rio Mamanguape e antes do antigo prédio do Restaurante Sombreiro, entrar a direita na Rua Maria da Dores – Rua da Igreja Santa Edwiges, em seguida Rua João Viriato, São Pedro/São Paulo e antes da ladeira da Matriz segue a direita na Rua João Caetano, mais a frente Rua da Várzea e Rua dos Correios (Oton Barreto). 80% do trecho é pavimentado com asfalto.

 

Apelo

 

Não é fácil reorganizar um trânsito. Caso aconteça, a reportagem do site valenoticiapb solicita que a gestão do prefeito Joaquim Fernandes faça com que as regras e leis sejam cumpridas.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, foto e edição)

 

 

 



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