Prefeitura afasta diretores após apresentações com “cavalo” e suposta conotação sexual

Sindicância apura o caso; vídeo com apresentação de grupo independente viralizou nas redes sociais como “cavalo tarado”

 

Prefeitura do Rio afastou diretores de escolas que liberaram apresentação de grupo independente com suposta conotação sexual, que ficou conhecida nas redes sociais por “cavalo tarado”.

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro decidiu afastar diretores por liberarem a apresentação de um grupo independente com suposta conotação sexual em quatro escolas da rede pública.

 

Um vídeo que circula nas redes sociais, e ficou conhecido como “cavalo tarado”, mostra uma mulher com uma máscara de cavalo.

 

A apresentação, no pátio de uma escola, começa com ela simulando um galope nas costas de um homem. Depois, a mulher dança e interage com as crianças ao som de uma música.

 

“Vem mulher, vem galopando, que o cavalo está chamando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ no cio, cavalo taradão. O cavalo ficou danado, o cavalo tá de frente, o cavalo tá do lado, o cavalo ficou danado. Galopa de frente, galopa de lado, ela vai pra frente, ela toma, ela toma, ela vai pra trás, ela toma, ela toma”, diz a letra da música.

 

Uma sindicância foi aberta para apurar porque o espetáculo, anunciado como de classificação livre, levou conteúdo considerado inadequado pela pasta para os alunos, crianças, de quatro escolas: CIEP Luiz Carlos Prestes, CIEP Gustavo Capanema, Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho e Escola Municipal Rivadavia Correia.

 

Leia mais:

Oito em 10 educadores sofreram agressão no ambiente escolar neste ano, diz estudo

Belo Horizonte aprova lei que proíbe uso de pronome neutro em escolas

Projeto levará conteúdo sobre a Amazônia para escolas

 

As apresentações do grupo foram proibidas nas unidades da rede.

 

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, “é inaceitável esse tipo de apresentação ser feito para crianças e situações como essa não são toleradas pela gestão do prefeito Eduardo Paes”.

 

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou as redes sociais para repudiar as imagens.

 

“Eu recebi esse vídeo absurdo aqui e queria entender o que que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso aqui é algo que possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que viu essa gravação, com muita indignação e com repúdio. Criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver habilidades”, disse o prefeito em vídeo postado nas redes sociais.

 

Paes disse ainda que vai dificultar as autorizações para que grupos independentes se apresentem nas escolas.

 

“Vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, principalmente por esses grupos independentes para que isso não volte a acontecer. Não admito que a gente desperdice tempo e exponha as crianças a esse tipo de conteúdo que não é possível que alguém considere adequado a ambiente escolar”, concluiu o prefeito.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Isabelle Saleme, da CNN

 

 

 



Publicidades