Pedro Régis retoma aulas presenciais no sistema híbrido, dia 04 de outubro

Seis escolas serão contempladas e cerca de 154 estudantes dos 5º e 9º anos poderão voltar à sala de aula, caso sejam autorizados pelos pais ou responsáveis, pois o retorno é facultativo

 

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação de Pedro Régis (Smeduc), se reuniu com representantes de Conselhos, Entidades, Secretarias, Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Câmara Municipal de Vereadores e Sindicato dos Sevidores Públicos, para apresentar o plano com protocolo de retorno às aulas presenciais, a partir de 04 de outubro.

 

Inicialmente apenas as turmas de 5º e 9º anos participam das aulas no formato híbrido, ou seja, presencial e remoto.

 

Seis escolas serão contempladas e cerca de 154 estudantes poderão voltar à sala de aula, caso sejam autorizados pelos pais ou responsáveis, pois o retorno é facultativo. É a família que decide se mantém o estudante no ensino remoto.

 

A secretária Erika Galvão garantiu que as Escolas e as equipes pedagógicas estão preparadas para seguir todos os protocolos sanitários. “Há também um relatório individualizado de todas as escolas municipais, feitos pelos Comitês de Crise. Isso nos garante um retorno seguro”, disse.

 

COMO SERÁ O RETORNO ÀS AULAS?

 

O ambiente escolar foi  adaptado, e todas as Escolas seguirão os protocolos de segurança;

Serão 20 alunos por sala e as turmas maiores serão divididas em dois grupos: A e B;

Alunos e funcionários serão obrigados a usar máscaras de proteção;

Álcool em gel para higienização das mãos, aferição da temperatura corporal, disponibilização de sabonete líquido, toalhas de papel, distanciamento de 1,5 nas salas de aula e refeitórios;

Haverá intervalo de 30 minutos entre os turnos de aulas, para sanitização do espaço e evitar aglomeração nas escolas;

Haverá transporte público para os alunos da zona rural, e o distanciamento social dentro dos veículos também será garantido;

A merenda escolar será servida no fim da aula nos refeitórios, seguindo distanciamento social. Ao fim do lanche os estudantes serão encaminhados pelas equipes das Unidades para o retorno aos lares.

 

CARGA HORÁRIA

 

Durante três dias na semana, serão três horas diárias, totalizando nove horas de aulas presenciais, com foco especialmente nas disciplinas de português e matemática.

As demais horas com estudo dirigido e orientações remotas.

 

VOLTA SEGURA 

 

A retomada gradual das atividades presenciais acontece após a vacinação de todos os profissionais da Educação, e, de acordo com a Secretaria de Saúde, com 83% da população já vacinada com a primeira dose e mais de 50% com as duas doses. Além disso, não há casos notificados de Covid-19 no município há quase 30 dias.

 

Segundo a Smeduc, somados aos cuidados, o Comitê de Municipal de Enfrentamento à Covid-19 fará o monitoramento do retorno. Após duas semanas, os estudantes serão submetidos a testes Covid, e o resultado possibilitará a continuidade das aulas no sistema híbrido até o fim do ano letivo.

 

www.valenoticiapb.com.br – Com Ascom, Pedro Régis (PB)



Publicidades