No Dia de São José faltam sementes de feijão e milho para os pequenos agricultores do Vale do Mamanguape (PB)

Chove na região desde ontem (18). As condições climáticas auxiliam no plantio, estimulando os agricultores

 

Hoje, 19 de março, é Dia de São José. É a data que o agricultor coloca a semente do milho na terra. Se o inverno continuar sendo generoso na Região do Vale do Mamanguape, a mesa do São João será farta. Pena que as sementes que costumeiramente são distribuídas com os pequenos agricultores não chegaram a diversas áreas agrícolas, exemplo do ‘Assentamento Paulo Gomes’, no Município de Capim (PB).

 

Plantar no dia de São José é colheita certa, principalmente neste momento em que as condições climáticas são favoráveis. Choveu bem de ontem (18) para hoje, em todos os Municípios na Região do Vale do Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba.

 

Essas condições climáticas auxiliam no plantio e estimulam os agricultores, pois a plantação já começa com a terra irrigada naturalmente.

 

Pena que diferente do ano passado (2022), tanto a semente do milho como a do feijão macassar não foram entregues pelo Governo do Estado aos pequenos agricultores da região. Conforme informações apuradas pela reportagem do site valenoticiapb (Benes Lindolfo), as referidas sementes não foram doadas no Assentamento Paulo Gomes, no Município de Capim (PB), na Região do Vale do Mamanguape, Litoral Norte do Estado.

 

Em conversa com alguns agricultores, eles asseguram que a semente do milho e do feijão até hoje (19), Dia de São João, não chegaram aos pequenos agricultores do local.

 

Eles ainda disseram que no ano passado (2022) as sementes foram distribuídas com os agricultores locais.

 

Conforme informações de alguns agricultores, o “Assentamento Paulo Gomes” tem 25 famílias assentadas e foi emancipado no ano de 1996.

 

Alguns deles lamentaram a falta de apoio, a exemplo do período do ano passado em que receberam a semente no tempo certo. “Como está chovendo bem, a produção viria com qualidade e na hora certa”, asseguraram.

 

Território da Zona da Mata

 

Na quarta-feira (15), o colegiado do Território da Zona da Mata Norte, se reuniu na “Pousada Rancho Alegre”, no Distrito de Uruba, no Município de Mataraca (PB), com a presença do Secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Joaquim Hugo). Na sua fala inicial, nos primeiros 30 minutos, o representante do governo de João Azevêdo não falou sobre as sementes.

Vale ressaltar que antes da chegada o Secretário Joaquim Hugo ao local, a conversa de “pé de ouvido” foi grande a respeito da falta das sementes de milho e feijão para os agricultores este ano.

 

Resumindo: no decorrer das primeiras 2 horas de reunião, com a presença do Secretário Joaquim Hugo, ninguém falou soube as sementes que deveriam ser plantadas neste domingo, 19 de março de 2023, Dia de São José.

 

Santo são José

 

O dia de São José é celebrado em 19 de março e homenageia um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. Trata-se da figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

 

A reportagem do site valenoticiapb comunica que está aberta para o diálogo a respeito do assunto abordado na matéria acima.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo (texto, fotos e edição)



Publicidades