Nino Paraíba deixa o Ceará e vai para o América-MG; veja quem chega, quem sai e quem fica no Coelho

De olho na Sul-Americana, clube começará a se movimenta no mercado por contratações
Chegou ao fim a temporada do América-MG. Com objetivos já desenhados para 2023 e estreia na Copa Sul-Americana, a diretoria começará a agir no mercado em busca de contratações e da manutenção de atletas do atual elenco que estão com contrato no fim.
O mais importante para este planejamento foi definido há quase dois meses: Vagner Mancini renovou contrato até o fim de 2024. O técnico, que ergueu o time com as duas temporadas em andamento, desta vez terá a possibilidade de montar o elenco a seu gosto.
Chegou
Nino Paraíba: O lateral-direito que estava no Ceará chega ao América-MG após a queda do Vozão para a segunda divisão. Aos 36 anos, Nino assinou com o Coelho até o fim de 2023.
O atleta que é natural da comunidade indígena de Jaraguá, no Município de Rio Tinto (PB), na Região do Litoral Norte do Estado, acabou de escrever na sua página do instagram: “ninoparaiba – Muito feliz com o novo desafio. Obrigado, @america_mg, pela oportunidade e confiança. Vamos juntos, com muito trabalho, em busca dos nossos objetivos em 2023!”
No América Mineiro, Nino Paraíba vai se reencontrar com algumas caras do passado, como o treinador Vagner Mancine, que na época foram do Vitória da Bahia, Felipe Azevedo que jogou com Nino, na Ponte Preta e outros.
Estão encaminhados
Nicolas: o lateral esquerdo fez bom 2022 pelo Grêmio e chamou atenção de clubes do Brasil e do exterior. O América oficializou proposta pelo atleta.
Benítez: emprestado pelo Independiente-ARG, o meia está nos planos do América-MG para 2023. O América já fez proposta de compra para o Independiente e aguarda oficialização do clube argentino.
Quem fica
Henrique Almeida: contratado sob desconfiança no início da temporada, o atacante foi peça importante no Brasileirão, principalmente em meio às lesões de Wellington Paulista e Aloísio. Por conta disso, renovou até o fim de 2023.
Wellington Paulista: o atacante de 39 anos renovou com o América até o fim de 2023. Ele foi a terceira renovação anunciada pelo clube. WP9 fez 30 jogos em 2022 e marcou sete gols.
Felipe Azevedo: também renovou contrato até o fim do próximo ano. É homem de confiança do técnico Vagner Mancini e será uma das peças mais experientes do elenco em 2023.
Jogadores com contratos mais longos: Matheus Cavichioli, Jori, Éder, Flávio, Iago Maidana, Ricardo Silva, Marlon, Lucas Kal, Alê, Juninho, Matheusinho, Emmanuel Martinez e Gonzalo Mastriani.
Everaldo: o atacante, que pertence ao Corinthians, tem permanência encaminhada no América-MG. Tanto o jogador, quanto os clubes, têm interesses alinhados.
Conti: o zagueiro, que pertence ao Benfica, tem contrato até dezembro. Entretanto, as negociações para a permanência do jogador já estão bastante avançadas.
Quem saiu
Luan Patrick: com apenas 12 jogos na temporada, o jogador de 20 anos já se reapresenta ao Athletico em dezembro. Apesar de ter o interesse em continuar em Belo Horizonte, os clubes não entraram em um acordo. O Coelho queria a renovação do empréstimo, enquanto o clube paranaense está interessado apenas na venda do jogador.
Patric: com 33 anos, o lateral-direito era um dos jogadores mais experientes do elenco americano. Após 50 jogos em duas temporadas, o clube optou por não renovar o vínculo com Patric.
Airton: no Coelho desde 2019, o jogador deixou o clube com 44 jogos ao longo de três temporadas. Neste ano, foram apenas seis partidas.
Quem pode sair
Benítez e Índio Ramírez: também estão emprestados, mas por Independiente e Atlético Nacional. A situação dos meias ainda é analisada pela diretoria, mas exigiria investimento. Índio, neste momento, tem permanência improvável no Lanna Drumond.
Danilo Avelar: chegou para ser opção na zaga, mas acabou utilizado na lateral esquerda, alternando titularidade e reserva. Está emprestado pelo Corinthians, com quem tem contrato apenas até o final do ano. Se houver renovação, portanto, será em definitivo.
Zé Ricardo, João Paulo: em fim de contrato definitivo com o América-MG e pouco utilizado na temporada, a dupla dificilmente seguirá no clube.
Raul Cáceres: Segundo apurou o ge, o jogador tem desejo de ficar. O lateral, que ganhou sequência na reta final do Brasileiro, no entanto, ainda tem futuro indefinido.
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, com informações do G1