Mataraca (PB) em paz com o Meio Ambiente; Prefeitura e Câmara conscientes do trabalho

Por ocasião do aniversário do Município de Mataraca (PB), a população foi comtemplada com vários benefícios, entre tantos uma Unidade de Reciclagem, consequentemente o fim do lixão e uma vida mais saudável.

 

Várias autoridades participaram da entrega da Unidade de Reciclagem, inclusive algumas delas, ligadas a órgãos protetores da fauna e flora. A Unidade de Reciclagem fica ao lado da rodovia 065, entre a cidade de Mataraca e a BR 101, norte.

 

O MPPB foi representado pelo procurador de Justiça Francisco Sagres e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, o promotor de Justiça Raniere Dantas.

 

Com o fim do lixão, a gestão do Prefeito Egberto Madruga (PSB) cumpriu a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada pelo Ministério Público do Estado (MPPB).

 

Com a entrega do equipamento o Município de Mataraca garantiu o destino correto dos resíduos sólidos, postos de trabalho dignos para catadores e renda para muitas famílias da região.

 

O município de Mataraca aderiu ao projeto do MPPB em outubro de 2018, quando o prefeito Egberto Coutinho Madruga assinou o acordo de não-persecução penal e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), propostos pela instituição, comprometendo-se a extinguir o lixão de seu município e a recuperar a área degradada por esse lixão.

 

Desde então, o município passou a receber o apoio e a assessoria técnica disponibilizada pelo MPPB.

 

Em julho de 2019, por exemplo, o coordenador do Centro de Apoio Operacional e o promotor de Justiça de João Pessoa que atua na defesa do meio ambiente, José Farias, realizaram uma reunião técnica no município sobre a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, em que participaram secretários, agentes comunitários de saúde, professores, catadores e autoridades religiosas locais.

 

Na oportunidade, os engenheiros civis: Rodrigo Sobral e Wamberto Alcântara apresentaram o projeto no auditório do Centro Cultural, em Mataraca. Eles são autores e responsáveis técnico do referido projeto UGIRS (Unidade de Triagem e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos).

 

Em contato com a reportagem do site valenoticiapb os engenheiros falaram de sua satisfação em participar do projeto e as vantagens que o mesmo vai oferecer a partir de sua execução.

 

“A implantação de uma UGIRS traz as seguintes vantagens: Redução de metade dos resíduos destinados ao vazadouro; Geração de emprego e renda; Melhoria na higiene e saúde pública do município; Minimiza os efeitos da poluição urbana; Diminui a degradação ambiental”, assegurou os engenheiros.

 

Legislativo

 

A Câmara de Mataraca que trabalha unida em defesa dos benefícios coletivos destinados a população tem sua participação positiva no projeto da Unidade de Reciclagem.

 

No dia 8 de junho do corrente ano, o legislativo, em Sessão Extraordinária realizada, aprovou o projeto de nº 521, oficializando a Prefeitura abrir Crédito Especial no Orçamento do Exercício 2021, no valor de R$ 70 mil reais, para a compra de equipamentos e material permanente para a Unidade de Reciclagem.

 

O Presidente do Legislativo, Vereador Josivan Vidal de Negreiros – “Josivan Vidal” (PSB), reafirmou o seu compromisso, de junto com os demais parlamentares aprovar tudo o que for de positiva para o Município de Mataraca.

 

CIDADE LIMPA, RESPONSABILIDADE DE TODOS!

 

A Prefeitura Municipal de Mataraca já vem trabalhando alguns anos para conscientizar a comunidade a respeito da importância do Meio Ambiente, e sobre coleta e a reciclagem do lixo.

 

Recentemente a Secretária de Meio Ambiente, Simone Negreiros fez campanha de conscientização nas ruas da cidade para que tudo ocorra perfeitamente.

 

Com o funcionamento da Unidade de Triagem e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o lixo de Mataraca passará por alguns processos, como coleta, triagem do lixo para reaproveitamento, reciclagem e destinação final.

 

A Secretária Simone alerta que a partir de agora cabe a todo o cidadão separar o lixo que produz e aos catadores coletar os resíduos recicláveis conforme orientação nas campanhas feitas por sua equipe, para que a coleta, o transporte e a triagem dos resíduos sejam feitas de maneira eficaz.

 

Imagem acima. Antigo Lixão do Município de Mataraca, entre a cidade e a comunidade da Barra do Camaratuba. Foto: Benes

 

Imagem acima. Local do antigo lixão foi recuperado e plantado quase mil mudas de plantas nativas da região. Foto: Benes

 

Imagem acima. Reunião em Mataraca, no dia 10 de julho de 2019, entre as autoridades ligadas ao meio ambiente e a sociedade. Foto: Benes

 

Imagem acima. No auditório do Centro Cultural, no dia 10 de julho de 2019, os engenheiros Rodrigo e Wmaberto apresentaram o projeto para a sociedade. Foto: Benes

 

Imagem acima. Engenheiros: Wamberto e Rodrigo, ambos responsáveis pelo projeto da Unidade de Reciclagem.

 

Imagem acima. Promotores visitam o antigo lixão e ficam encantados com o trabalho de recuperação do antigo local. Foto: Benes

 

Imagem acima. Câmara de Mataraca aprovou projeto de lei beneficiando o projeto da Unidade de Reciclagem.

 

Imagem acima. Vereadores de Mataraca disseram estarem conscientes da dedicação do legislativo em defesa dos grande projetos para o município. Foto: Benes

 

www.valenoticiapb.com.br



Publicidades