Galeria com 13 vereadoras que marcaram a história dos 170 anos de Mamanguape (PB) foi inaugurada na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Mamanguape (PB), o maior legislativo do Litoral Norte do Estado, realizou no início da noite de ontem (10/12), Sessão Solene, para inaugurar a Galeria das Mulheres Vereadoras da história do município. Foi um evento marcante, que foi aberto pelo presidente, vereador João Belino e Silva Neto – Neto Belino (Republicanos) e que passou o comando dos trabalhos para a vereadora Ana Cristina da Silva – Professora Cristina (PSB), idealizadora do evento. 13 nomes fazem história em 170 Anos de Emancipação Política do município.
A mesa dos trabalhos foi composta pelas atuais três vereadoras: Professora Cristina (PSB), Maria da Saúde (Republicanos), e a vereadora professora Lilmara (PSB).
Das 13 mulheres vereadoras da história do legislativo de Mamanguape, três são falecidas – Maria Richilleu, Professora Biná e a dentista Ângela Maria.
Ainda fazem parte da galeria à vereadora professora Cristina, Maria da Saúde, Professora Lilmara, Edileusa Cunha, Cláudia Cristina – Kaká, Maria do Socorro, Maria Helena, Luzia Soares, Graça Ribeiro e Amália Serrano.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito de Mamanguape, Milton Peixoto e por familiares dos homenageados.
A vereadora professora Cristina registrou as ausências de algumas homenageadas: Ex-vereadora Lusia Soares, por conta de alguns pequenos problemas de saúde; da ex-vereadora Maria Helena, por residir em São Paulo, e do representante da família da saudosa, ex-vereadora Ângela Maria, por conta do falecimento recente do esposo João Lira.






Falas na Tribuna
NETO BELINO – O vereador “Neto Belino”, presidente do poder legislativo, enfatizou as homenageadas dizendo: “Todas as mulheres representaram o povo de Mamanguape com honradez e brilhantismo. Mulheres que abraçaram o mandato com gesto de compromisso com o povo”.

VEREADORA CRISTINA – A vice-presidente do poder legislativo conduziu bem os trabalhos da Sessão solene. Ela anunciou que a galeria que é composta por 13 vereadoras, duas são patronas: Maria Richilleu e a Professora Biná.
Ela disse que a Galeria das Mulheres só faz fortalecer a democracia:
“A inauguração de uma galeria, ele dá visibilidade e ela é inspiração, ao tornar visível a presença feminina na política, a galeria inspira outras mulheres e meninas a se ver como potência líderes e considerarem a carreira pública, combatendo a ideia de que certos espaços não lhes pertencem. Inaugurar uma Galeria das Mulheres é fortalecer a democracia”, disse Cristina.

LETÍCIA – Na solenidade a adolescente Letícia representou a família da 1ª vereadora do município de Mamanguape, Maria Ramos de Andrade (Maria de Richilleu). Letícia é bisneta da homenageada e estava no recinto ao lado de sua mãe, Ana Paula, neta de Maria de Richilleu.
Na fala, Letícia disse que Maria de Richilleu “abriu caminho numa época que quase não havia espaço para as mulheres na política e a coragem dela inspirou muitas outras”.
A partir da legislatura de 1973 é que a Câmara Municipal de Mamanguape passou a contar com a 1ª mulher.

FÁTIMA – A professora Fátima representou a família da ex-vereadora Antônia Bezerril Rodrigues – Professora Biná. Ele fez um agradecimento dizendo que todos estavam felizes.
A Professora Biná foi à segunda vereadora eleita em 1992, depois de quase 20 anos, da eleição da primeira.

EDILEUSA CUNHA – A ex-vereadora Edileusa Cunha que teve um trabalho social destacado quando atuou no legislativo de Mamanguape, disse que os seus maiores projetos não foram às proposituras aprovadas. Veja: “O maior projeto fez como vereadora não foram às proposituras e sim, foi conseguir tocar os corações as pessoas pelos abraços que dei, recebi e ainda recebo em Mamanguape”.


www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, foto e edição)
![]()

















