Familiares e amigos se despedem de Guilherme Soares no dia do aniversário dos 170 Anos de Mamanguape (PB), município que ele governou

Faleceu na manhã de ontem (25/10), em sua residência em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, o ex-prefeito de Mamanguape (PB), maior município do Litoral Norte do Estado, Guilherme do Nascimento Soares, aos 78 anos, devido a complicações de saúde. Seu corpo foi velado por amigos e familiares durante parte do dia de ontem e sepultado na manhã de hoje (25/10), no ‘Cemitério Parque das Acácias’, na capital.

 

Diversas autoridades e pessoas ligadas à política Mamanguapense foram prestar sua última homenagem ao ex-prefeito que foi sepultado no dia do aniversário de sua cidade natal – Mamanguape, sob forte comoção popular.

 

Guilherme Soares, conhecido como “Marjozinho, Pé de Chileno”, além de político, vice-prefeito da gestão do prefeito José Castor do Rego, de 1973 a 1976, chegou a ser prefeito no período de 1993 a 1996, ele dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e ao desenvolvimento do município e de algumas regiões do estado, como engenheiro agrônomo.

 

Guilherme nasceu na Usina Monte Alegre e era filho do casal: Miguel Tomaz Soares/Marieta. “Miguel Leonel” como era mais conhecido chego a administrar Mamanguape, eleito no pleito de 15 de novembro de 1976.

 

Guilherme Soares é pai do atuante vereador Guilherminho, do município de Curral de Cima (PB).

 

Despedida

 

Antes do caixão de Guilherme descer a sepultura, a família fez lindas homenagens, com músicas e relatos da trajetória do ex-prefeito. No momento foi lido o texto abaixo:

“Guilherme do Nascimento Soares, primeiro dos sete filhos do casal Miguel Tomaz Soares (in memoriam) ex-prefeito de Mamanguape e Maria do Nascimento Soares (in memoriam). Nasceu no dia 06 de fevereiro de 1947 na Usina Monte Alegre, município de Mamanguape, cresceu com brincadeiras entre os canaviais e o Rio Mamanguape, dessa proximidade com a natureza brotou em seu coração uma de suas grandes paixões, os pássaros.

 

Formou-se Engenheiro Agrônomo pela UFPB – Campus Areia/Pb e iniciou carreira na antiga EMATER, hoje EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária) onde chegou a Coordenador Regional. Herdou do seu pai o gosto e amor pela política. Foi eleito Vice Prefeito de Mamanguape na chapa do Prefeito Cel. José Castor do Rego (1973-1976) e posteriormente Prefeito (1993-1996), o conhecido “marjorzinho pé de chinelo”.

 

Na sua vida política também desempenhou a função de Secretário da SEDURB (A Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano) no município de João Pessoa, Capital do estado. Homem cheio de vida, alegre, bem humorado, com uma família numerosa, esposa, sete filhos, doze netos, três bisnetos, seis irmãos e cunhados, viveu cercado de carinho, amor e atenção.

 

Foi acometido por uma disfunção na medula que impossibilitava a produção das células sanguíneas. Tudo estava sobre controle, no entanto, após o COVID, a doença se exacerbou e evoluiu para a forma mais severa e sem cura. Há cinco anos lutava bravamente conta esse mal, que nunca lhe roubou o bom humor.

 

Resiliente, enfrentou tudo com alegria, leveza, lucidez e um sorriso no rosto. Nos últimos tempos foram 33 dias internos no hospital e o “major” (como ele alegremente costumava brincar com as pessoas) lutando bravamente pela vida, mas a doença progrediu para um caminho sem volta, recebeu alta para seguir em cuidados paliativos no conforto do seu lar, cercado por amor, carinho e atenção.

 

Foram 17 dias de muita bravura, onde não havia lugar para lamentação. Aos poucos as forças do guerreiro foram se esvaindo e cercado pelo mais puro amor de seus familiares: esposa, filhos, netos, irmãos, cunhados… O guerreio entregou a armadura e seguiu com bravura para a pátria celeste.

 

Guilherme do Nascimento Soares deixa um legado de alegria, resiliência, força e resignação.

 

Que o Céu o receba em festa!

 

“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.” (II Timóteo 4, 7-8)”

 

Falas do ex-prefeito Marcus Gerbasi e outros

 

Já ao lado da sepultura, na última despedida foram registrados alguns discursos em homenagem ao ex-prefeito Guilherme Soares.

 

Marcus Gerbasi

 

O ex-prefeito de Rio Tinto (PB), Marcus Gerbasi fez uma discurso emocionante, destacando a trajetória do amigo Guilherme, como estudante do Ginásio Matias Freire e político. Guilherme serviu a muita gente e seus familiares tem orgulho de ter ele como membro dessa família”, disse Gerbasi.

 

Marcus – imagem abaixo,  se despediu dizendo: “Vá Guilherme, que Deus lhe cubra com o seu manto sagrado”.

 

Maria da Saúde

 

A vereadora de Mamanguape (PB), “Maria da Saúde”, também deixou sua mensagem. “Não poderia deixar de participar do último adeus ao nosso amigo Guilherme Soares, o nosso querido e amado majorzinho, que me incentivou a gostar da política”.

 

Maria da Saúde – imagem abaixo,  ainda emitiu a família enlutada votos de pesar do legislativo Mamanguapense.

Imagem acima: Corpo do ex-prefeito Guilherme, 78 anos, desce a sepultura. Momento de muita emoção

 

Infância de muitos amigos

 

A reportagem do site valenoticiapb (Benes Lindolfo) participou do funeral do ex-prefeito e ouviu de muitos amigos belas histórias da infância e juventude de Guilherme Soares.

 

O renomado dentista Dr. José Lins cedeu ao valenoticiapb uma imagem marcante, onde Guilherme está ao lado de João Belino, Célio do Hotel, Zeca Albino e José Lins. Confira abaixo:

Imagem acima: João Belino, Célio do Hotel, Zeca Albino, José Lins e Guilherme Soares

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, fotos e edição)

 

 



Publicidades