Como tirar a propriedade rural do vermelho

Com saldo negativo, o negócio não prospera e deixa de investir em melhorias para aumentar a produtividade. Com dicas simples, a Boi Saúde indica como voltar a ter dinheiro sobrando na conta

 

Se mesmo com o pagamento dos fornecedores pela venda do produto, o saldo da conta da propriedade continua negativo, o produtor rural precisa dar atenção à saúde financeira agora mesmo. Quanto maior a dívida, mais altos serão os juros que não deixam verba para investimento em melhorias e bater as metas de produtividade. Para mudar esse cenário, confira as dicas da Boi Saúde que indicam mudanças na rotina para ter um saldo positivo novamente.

 

“Muitos produtores pagam para trabalhar e manter a propriedade funcionando sem nenhum lucro e não se dão conta disso, pois não acompanham o fluxo de caixa. Empréstimos, taxas de cartão de crédito, parcelas de crédito rural, compras de insumos e novos maquinários, quando não são detalhados e computados, não indicam os custos mensais e também qual o lucro daquele período. Isso demonstra que não há uma projeção ou planejamento financeiro para aquela propriedade, principalmente se o crescimento está entre os objetivos do negócio”, explica José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde, especialista em agronegócio pela USP/Esalq.

 

Como tirar a propriedade rural do vermelho: 

 

Estude os extratos bancários da propriedade dos últimos seis meses

 

Você saberá o que está acontecendo com seu dinheiro e porque está nessa situação. Estude tudo o que saiu e tudo o que entrou da conta. Depois disso, coloque como meta um número para você ter como saldo todo mês. Esse valor precisa pagar todas as despesas mensais e ter uma sobra suficiente para sua conta não entrar no negativo novamente.

 

Coloque em uma planilha os gastos e o lucro

 

Separe o que é investimento (nutrição e melhorias), gastos (contas de luz, água combustível) e entradas, como o pagamento da venda do gado ou produtos. A melhor ferramenta para isso é uma planilha. Nela, você irá atualizar todos os meses e fazer um controle de como está o progresso para seu novo ciclo financeiro.

 

Corte o que é desnecessário para o momento

 

Não compre nada mais daquilo que é necessário para manter a produção em dia. Nada de itens que não farão a diferença na engorda do gado ou na qualidade do leite. A palavra de ordem agora é foco!

 

Negocie as dívidas

 

O importante é quitar essa despesa. Caso seja mais um empréstimo, prestação ou qualquer outra fatura que seja alta e que esteja impactando o fluxo de caixa, negocie os juros.

 

Comece agora sua reserva de emergência

 

Reserve 10% de tudo o que entra na propriedade rural a cada mês. Classifique essa grana como reserva de emergência. E como diz o nome, será usada apenas em emergências. Por exemplo, um animal adoece e precisa de cirurgia, quando os juros de um empréstimo estão muito altos (a reserva pode quitar essa dívida), o trator quebrou, a lavoura dos ingredientes da ração não vingou… Enfim, são diversas situações que todos estamos sujeitos a enfrentar.

 

Com essas ações, em pouco tempo o produtor sentirá os benefícios e poderá seguir os planos de crescimento da propriedade sem correr o risco de decretar a falência. Fonte: Boi Saúde

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Portal do Agronegócio



Publicidades