ASTEC Contadores reuniu parceiros e destacou assuntos importantes, exemplo da Nota Fiscal (NFS-e), padrão nacional, que se torna obrigatória

O prefeito Joaquim Fernandes falou em nome dos colegas presentes

 

Com todos os acentos tomados, o Espaço Cultural Fênix, de Mamanguape (PB), no Litoral Norte do Estado, foi palco na manhã desta quinta-feira (08/01), de um importante treinamento, comandado pela empresa ASTEC Contadores, sobre as novas obrigações, que os gestores – prefeitos, municipais terão que enfrentar em 2026. O evento foi marcante e contou com representações de 18 municípios do estado.

 

Ao lado de toda equipe da empresa ASTEC Contadores, os diretores Neuzomar de Sousa e Neuzomar Júnior deram inicio ao evento, por volta das 10h, da manhã.

 

Ao iniciar, Neuzomar Júnior, foto abaixo, divulgou com ênfase a biografia da empresa que está na sua 4ª década de atuação na área contábil. Toda equipe esteve presente.

 

Representando os prefeitos

Em seguida, o prefeito do município de Mamanguape (PB), Joaquim Fernandes (PSB), foto abaixo, falou em nome de todos os prefeitos, parceiros da empresa Astec Contadores. O chefe do executivo parabenizou a equipe da Astec e que os gestores acreditam no trabalho dela.

 

 

Pauta abordada

 

Após o prefeito de Mamanguape, o contador Neuzomar de Sousa, foto abaixo,  fez uma explanação sobre a pauta do treinamento, em especial as novas exigências:

Movimentação entre contas;

Prazo para empenhar folha;

Plano para colher um resultado melhor;

Pacto de contratação;

Fechamento diário;

Prestação de contas anual, para atender a transparência.

O contador Neuzomar também chamou a atenção das equipes contábeis dos prefeitos para que vejam com muita atenção a necessidade de fazer varreduras de contas novas. Ele agradeceu a compreensão de todos.

 

Parte mais técnicas

 

O colaborador da ASTEC Contadores, Emanuel Muniz, foto abaixo, experiente, com 10 anos na empresa, teve a missão de apresentar em miúdos os importantes assuntos da pauta do treinamento.

 

Ele iniciou dizendo que para o sucesso de cada equipe é preciso o engajamento necessário, já que as novas obrigações, os novos desafios, exigem novas rotinas.

 

Emanuel também destacou o avanço da tecnologia, com ‘soluções disponíveis’, para as equipes de contabilidade, das gestões, inclusive, a Inclusão de novos suplementos de despesas.

 

“Mudanças ocorridas no Sagres foram interessantes. São boas novidades, para o sistema contábil, sistemas estruturantes”, disse.

 

Representante da PUBLICSOFT

 

O treinamento também contou com a presença de Marcos Elder, foto acima, representante da empresa Publicsoft que falou sobre “novas ferramentas para 2026” e destacou um assunto novo, que é em relação a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), padrão nacional, se torna obrigatória.

A partir de janeiro de 2026, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) será obrigatória a fim de simplificar cotidiano das empresas.

 

Os municípios devem ficar atentos para evitar a suspensão das transferências voluntárias da União, prevista no § 7º do art. 62 da Lei Complementar nº 214, de 2024. Para evitar riscos, a Receita Federal tem prestado orientações a cada ente municipal. O processo se inicia com a formalização de convênio.

 

Presenças de muitos prefeitos, parceiros da empresa ASTEC Contadores, no Espaço Cultural Fênix, em Mamanguape (PB)

 

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683 (texto, fotos e edição)

 

 

 



Publicidades