Dia da Árvore em Mamanguape (PB) é comemorado com palestra, plantio e doação de mudas

Com o funcionamento do Horto Florestal, área de preservação ambiental, comandada pela gestão da Prefeita Eunice Pessoa, Mamanguape passa a ser um dos municípios mais verde da Paraíba. A área de preservação fica no Bairro do Condado

 

O Dia da Árvore, na cidade de Mamanguape (PB), será marcado pela volta da visitação de alunos da rede municipal de ensino ao Horto Florestal. Conforme a servidora Márcia Virginia, na tarde de hoje (21), acontecerá à visitação dos alunos da Escola Municipal Carlos Dias Fernandes, ambos na faixa etária de 10 a 12 anos.

 

Na oportunidade, os alunos participarão de plantio de mudas de árvores nativas, de palestra educativa e receberão mudas. “Logo cedo da vida eles estarão se conscientizando a colaborar para deixar a cidade mais verde, com temperatura mais agradável”, disse Márcia.

 

Ainda conforme informação de Márcia Virginia a visitação ao Horto Floresta de Mamanguape tinha sito suspensa por conta da Pandemia da Covid-19.

 

O Horto Florestal de Mamanguape dispõe de uma equipe de funcionários para receber diariamente pessoas que visitam o local com a finalidade de adquirir mudas de árvores. Diariamente é distribuída a média de 20 mudas.

 

Os servidores do Horto Florestal ainda são responsáveis pela produção de mudas e toda conservação da área, das plantas e trilhas.

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Mamanguape funciona no prédio do Horto Florestal, um local privilegiado, entre árvores de diversas espécies, exemplo do Pau Brasil e que a área ambiental é cortada pelo Riacho Gurguri, entre as Ruas São Pedro/São Paulo e João Viriato Ponciano.

 

Em contato com a reportagem do valenoticiapb o Secretário Gemerson Farias da Costa disse que diversas atividades vinham sendo realizadas no Horto Florestal antes da pandemia e que tudo será retomado.

 

“Os alunos das escolas que visitam o Orto Florestal tem a oportunidade de participar diretamente de várias tarefas, por exemplo: do plantio de mudas de árvores em locais apropriados do parque e conhecer parte da vegetação”, assegurou o Secretário.

 

O Horto Florestal foi revitalizado pela Prefeitura de Mamanguape, gestão da Prefeita Eunice Pessoa e entregue no dia 1º de setembro de 2017.

 

Antes da revitalização o local viveu momento desesperador e em estado de ruínas, sendo usado com frequência por usuários de drogas. Tudo lá agora é muito bem presevado.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo

 

Imagem acima. Área de plantio e produção de mudas de árvores

 

Imagem acima. Prédio onde funciona a Secretaria de Meio Ambiente de Mamanguape (PB)

 

Imagem acima. Acesso a vegetação do Horto Florestal pelas trilhas dentro do parque de preservação

 

Imagem Acima. Mais uma trilha, para uso dos visitantes e funcionários do parque

 

Imagem acima. Outro local de produção de mudas de árvores no Horto Florestal

 

Imagem acima. Gemerson, Secretário de Meio Ambiente, e Márcia Virginia

 

Imagem acima. O Pau Brasil visto com abundância no local é uma das espécies raras no Brasil

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo

 



Publicidades