Prefeitura de Mamanguape (PB) cria canal de denúncia no app “Mamanguape Tá ON” para prevenir consumo de bebidas adulteradas

Com o objetivo de promover a segurança da população e prevenir riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente durante o período festivo em comemoração aos 170 anos do município, celebrado em outubro, a Prefeitura de Mamanguape lançou oficialmente a campanha “Bebida Segura”.

 

A iniciativa, desenvolvida por meio das Secretarias de Saúde e de Indústria e Comércio, foi lançada diante do aumento de casos de intoxicação por metanol registrados em várias regiões do Brasil, muitos com consequências graves.

 

Como parte da campanha, foi criado um canal de denúncia dentro do aplicativo “Mamanguape Tá ON”, com o nome “Bebida Segura”, que oferece à população os seguintes serviços:

 

O cidadão pode informar, de forma voluntária, as marcas e os lotes das bebidas consumidas, contribuindo com o rastreamento colaborativo e com ações de educação preventiva. Também é possível realizar denúncias anônimas sobre suspeitas de adulteração, com a opção de anexar fotos de rótulos ou notas fiscais. Além disso, o usuário recebe alertas oficiais e mensagens educativas sobre o consumo seguro de bebidas alcoólicas.

 

A campanha disponibiliza, ainda, o Guia de Orientações ao Consumidor e ao Comerciante, com dicas práticas para evitar a ingestão de produtos adulterados com substâncias perigosas, como o metanol.

 

Consumidores:

 

– Desconfie de preços muito abaixo do mercado ou de recipientes sem rótulo ou número de lote visível.

– Prefira produtos lacrados ou enlatados.
– Evite bebidas vendidas a granel e recuse qualquer tipo de reenvase.
– Em caso de sintomas como dor de cabeça intensa, náusea, visão turva ou tontura, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e leve a embalagem do produto consumido.

 

Comerciantes:

 

– Compre apenas com nota fiscal e guarde o comprovante. Uma foto digital já é suficiente.

– Proíba o reenvase e mantenha as bebidas sempre lacradas e armazenadas à sombra.
– Exponha, de forma visível, a informação: “Aqui só vendemos bebidas de origem conhecida”.

As denúncias recebidas por meio do canal serão analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes, especialmente quando houver indícios relevantes de risco à saúde pública.

 

www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, Nº 683. Com site da prefeitura de Mamanguape (PB)

 

 

 



Publicidades