Câmara de Rio Tinto (PB) aprova homenagens e projetos de lei, e debate mudança no horário das sessões

Em sessão movimentada, parlamentares apresentaram demandas por melhorias para a zona rural, votaram projetos de lei e requerimentos, e discutiram a proposta de alteração do horário das sessões ordinárias
A Câmara Municipal de Rio Tinto (PB), ‘Casa Ponciano Pessoa’, realizou, na manhã da quarta-feira (20), a sua 4ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo. A pauta foi marcada pela aprovação de projetos de lei que concedem homenagens, requerimentos que cobram serviços públicos, e pela discussão de um projeto de resolução que propõe mudar o horário das sessões para o período noturno.
Requerimentos e Votos Aprovados
Os vereadores Ailton Fernandes e Davi Lima foram os que mais apresentaram matérias na ordem do dia. Ailton focou suas solicitações na zona rural do município, pleiteando a implantação de um fisioterapeuta para atender as comunidades, a reforma do cemitério da comunidade de Taberaba e a lista detalhada da frota de transportes da prefeitura.
Já Davi Lima propôs um Voto de Aplauso às atletas Ana Paula, Eloá e Wamberg, destaques no jiu-jítsu em competição estadual. Além disso, apresentou requerimentos solicitando um estudo técnico para a implantação de uma Sala Lilás (espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência) e a instituição de um programa de aquisição de alimentos municipal.
Projetos de Lei de Denominação
Dois Projetos de Lei de autoria de Davi Lima foram aprovados. O PL nº 20/2025 denomina a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Rio do Banco de Dr. José de Ideltônio Barbosa. Já o PL nº 21/2025 dá o nome de Euclides Pedro da Silva à quadra poliesportiva da mesma localidade.
A casa também aprovou um Voto de Pesar, de autoria do vereador Sandro Gomes, em solidariedade à família de dona Maria da Guia de Souza.
Debate sobre o Horário das Sessões
Um dos momentos de maior destaque da sessão foi em torno do Projeto de Resolução nº 02/2025, de autoria do vereador Felipe Pessoa, que propõe a mudança do horário das Sessões Ordinárias de quarta-feira, das atuais 9h da manhã para 20h do mesmo dia.
O assunto gerou interesse imediato e a matéria recebeu pedido de vista da vereadora Cacique Cal, que solicitou mais tempo para analisar a proposta. A discussão sobre a viabilidade e os impactos da mudança deverá ser retomada na próxima sessão.
Falas em Tribuna
Os vereadores utilizaram a tribuna para fazer balanços, cobranças e elogios ao Executivo
Péu da Galinha comemorou uma reunião produtiva com a prefeita Magna Gerbasi, afirmando que “alcancei o objetivo”. Entre as demandas apresentadas ao chefe do Executivo estão a construção de uma academia ao ar livre para as 5 Ruas e a reforma do Posto de Saúde de Cravaçú.
Ailton Fernandes, apesar de fazer “diversas cobranças”, também agradeceu à prefeita por benefícios implantados em suas áreas de atuação. Ele reforçou que “o trabalho unido entre Câmara e Prefeitura é essencial para o crescimento da comunidade”.
Davi Lima, da base de sustentação do governo, fez um balanço positivo dos primeiros meses da gestão, elogiando o trabalho da prefeita Magna durante seus 15 minutos de discurso.
Na oposição, Luan Cardoso registrou a assinatura da Ordem de Serviço para os poços de Jaraguá, obra viabilizada através de emenda da deputada Danielle do Vale. No entanto, ele cobrou da prefeita uma melhoria no diálogo com o Legislativo. “Exigimos o direito como parlamentar. Esperamos que na próxima sessão a chefe do Executivo possa responder à Câmara os pedidos sobre as proposituras aprovadas”, disse.
Finalizando as falas, Marcão, líder do governo, expressou contentamento com os trabalhos, afirmando estar feliz “pelas cobranças e muito mais pelos elogios”, e parabenizou publicamente as ações da prefeita Magna Gerbasi.
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo e Assessoria