Na 1ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo a Câmara de Rio Tinto (PB) aprovou apenas 4 proposituras

Câmara de Rio Tinto (PB), no Litoral Norte do Estado realizou, na manhã de hoje (16/07), sua 1ª Sessão Ordinária, do Segundo Período Legislativo de 2025. Na oportunidade, foram aprovados 4 proposituras – um projeto de lei de interesse do executivo e as outras três proposituras de iniciativa do legislativo.
O projeto de Lei de nº 008/2025, autoriza abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2025, no valor de R$ 350 mil, para uso do Fundo Municipal de Saúde a construir, ampliar e recuperar unidades básicas de saúde.
Outro projeto de lei de nº 08/2025, de autoria do vereador Davi Lima, que dispõe sobre a criação do Cadastro Único Municipal de Violência Doméstica (CAVID), no âmbito do município de Rio Tinto (PB).
Requerimentos
Também dois requerimentos foram aprovados: Um de autoria do vereador Ailton Fernandes, que solicita a limpeza nos prédios das escolas pertencentes ao município de Rio Tinto. O segundo requerimento é de autoria do vereador Davi Lima, voto de pesar a família da senhora Francisca Maria da Conceição (dona Francisquinha, de 96 anos), pelo seu falecimento.
Destaques
Usaram a tribuna da “Casa de Ponciano Pessoa” os vereadores Ailton Fernandes, Davi Lima, Pessoa, Luan Potiguara, o líder Marcão e o presidente Sandro Gomes (PSB).
Agradecimento
O presidente do legislativo, vereador Sandro Gomes, fez uma agradecimento a prefeita Magna Gerbasi, pelo apoio dado a comunidade, Aldeia de Jaraguá, no período junino e pela pavimentação da Rua da Jaqueira, Jaraguá e outros locais. “A chefe do executivo tem trazido muitos benefícios a população”, disse Sandro.
Governador do Estado
O presidente do legislativo também destacou o governo do estado, por honrar os compromissos com Rio Tinto. O parlamentar registrou grandes obras, exemplo da Praça da Vitória, Creche, pavimentação da estrada de Praia de Campina, entre outras.
Satisfação coletiva
Todos os vereadores destacaram o Ministério Público do Estado e a Sudema por ter aberto as portas para receber os vereadores e tratar da reabertura do Matadouro Púbico Municipal. O presidente Sandro Gomes chegou a dizer que “reabrir o matadouro é acabar com a humilhação dos marchantes de Rio Tinto”.
Casas e Orçamento Municipal
O presidente da Câmara agradeceu ao governador João Azevêdo por honrar o compromisso com moradores da cidade de Rio Tinto. “Foram 700 casas, agora foram mais 351, adquiridas pelo governo estadual para os antigos moradores da companhia”, disse.
Sandro ainda convidou a população de Rio Tinto para participar o Orçamento Democrático Estadual a ser realizada na noite desta quinta-feira (17/07), na cidade de Mamanguape (PB).
www.valenoticiapb.com.br – Por Benes Lindolfo, Registro Profissional, DRT-PB, N° 683 (texto, foto e edição)