Prefeita Magna lança o programa “Ciclo Digno” para garantir absorventes gratuitos às estudantes da rede municipal

Na tarde da terça-feira (08/07), a prefeita de Rio Tinto (PB), Magna Gerbasi, lançou oficialmente o Programa Municipal Ciclo Digno, uma iniciativa pioneira que irá garantir, mensalmente, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos às estudantes da rede municipal de ensino cadastradas no CadÚnico. O lançamento aconteceu durante uma ação na Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, onde a gestora também acompanhou a entrega de absorventes do Programa Dignidade Menstrual do Governo do Estado.
Durante o evento, a prefeita explicou que o Ciclo Digno surge como uma alternativa local aos programas federal e estadual, que até o momento realizaram apenas uma entrega, sem periodicidade definida. “Nossas alunas não podem esperar. Menstruação acontece todos os meses. E garantir que elas tenham esse cuidado mensal é um ato de responsabilidade, de compromisso com a saúde, com a educação e com a dignidade das nossas meninas”, declarou.
O programa municipal envolverá a Secretaria de Educação, por meio das escolas municipais, com o apoio das Secretarias de Saúde, Trabalho e Assistência Social e da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. A distribuição será feita de forma contínua e acessível, com as alunas podendo procurar diretamente as coordenações escolares sempre que precisarem.
Um passo concreto contra a pobreza menstrual
Durante o lançamento, a prefeita Magna Gerbasi reforçou a urgência da política pública: “Além de ser uma questão de saúde pública, esse programa cria oportunidades para que haja igualdade. Uma em cada quatro meninas falta à aula porque não tem condições de manter a higiene durante o período menstrual, o que leva à evasão escolar. É isso que estamos combatendo. Todas as meninas e mulheres têm direito a uma vida digna, e combater a pobreza menstrual é parte disso. A partir de agora, as meninas podem procurar a coordenação das escolas caso precisem de absorvente. Menstruar é um processo natural e precisa ser tratado como tal. A iniciativa é um ato de cuidado com as estudantes da rede de baixa renda. O que era, muitas vezes, um tabu para essas meninas – a dificuldade de frequentar a escola por não ter um absorvente ou ir pra casa porque menstruou na escola – agora passa a ser um programa da Prefeitura que ampara, que protege nossas estudantes.”
Combate à evasão escolar e promoção da equidade
De acordo com a Unicef, uma a cada quatro adolescentes brasileiras já deixou de ir à escola por não ter acesso a absorventes. No Brasil, estima-se que cerca de 4 milhões de meninas vivem em situação de pobreza menstrual, o que compromete não apenas a higiene e a saúde, mas também a permanência na escola e o desempenho educacional.
Ao lançar o Ciclo Digno, Rio Tinto se coloca na vanguarda da luta por dignidade menstrual, promovendo igualdade de oportunidades e quebrando tabus históricos em torno do tema.
O programa chega como uma política pública de amparo real às estudantes, promovendo o acesso ao básico para que meninas e jovens possam viver sua adolescência com saúde, respeito e dignidade.
www.valenoticiapb.com.br – Por CECOM, Rio Tinto (PB)