Em apenas três dias, Mutirão de Família na Comarca de Mamanguape realiza 80 acordos

Um total de 80 acordos foram realizados durante os três primeiros dias do esforço concentrado que ocorre de maneira presencial nas dependências do Juizado Especial Misto da Comarca de Mamanguape. Iniciado nessa segunda-feira (30), o evento segue até a sexta-feira (4) e possui em pauta cerca de 270 processos da Vara de Família, envolvendo ações de alimentos, divórcios, reconhecimento de união estável, investigação de paternidade, entre outros.

Estão atuando no mutirão a juíza titular do Juizado e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juliana Maroja, a promotora de Família, Carmen Eleonora da Silva Perazzo, bem como conciliadores, oficiais de justiça, servidores do cartório e estagiária. “Uma média de 10 pessoas por dia envolvidas no trabalho, com exceção das partes”, disse a chefe do cartório, Ana Carolina Cordeiro Peixoto de Araújo.

“Na área externa, colocamos toldos e cadeiras com distanciamento, um oficial de justiça para fazer a organização e prestar orientações, e estamos cuidando para que todos estejam utilizando máscaras, álcool gel e itens de segurança necessários”, informou a servidora, quanto ao cumprimentos das normas sanitárias de prevenção à Covid, que foram adotadas.

Já a juíza Juliana Maroja estima que o mutirão alcance 100 acordos até amanhã, visto que o último dia está reservado, apenas, para agendamento de exame de DNA para investigação de paternidade, não, havendo, assim, sentença.

“Há, também, muitas ausências, acredito que por conta da pandemia. Essas são as primeiras audiências de família do ano, que ocorreram para atender à urgência de cada caso, principalmente porque a maioria diz respeito a alimentos”, informou a magistrada.

Juliana explicou, ainda, que os processos foram remetidos ao Cejusc e que o evento está sendo feito com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB.

Valenoticiapb.com.br – com TJ (PB), por Gabriela Parente – Gecom /TJPB



Publicidades